Projeto oferece oficinas e sessões de cinema gratuitas em Salvador; veja como participar
12/09/2025
(Foto: Reprodução) Nos dias 18 e 25 de setembro, o projeto da Borboletas Filmes reúne Edileuza Penha, Luciano Vidigal e Joel Zito Araújo em atividades abertas ao público.
Divulgação
O Circuito Filmes que Voam!, projeto da Borboletas Filmes que circula por bairros periféricos e espaços culturais de Salvador e região metropolitana, segue em setembro com mais uma programação gratuita de oficinas e sessões de cinema, entre os dias 18 e 25 de setembro.
O evento vai acontecer no Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, em Salvador . O público poderá participar de atividades formativas e assistir a produções nacionais que dialogam com a valorização da cultura negra, a memória coletiva e a democratização do acesso ao audiovisual.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Com o objetivo de ampliar o alcance do cinema brasileiro e criar espaços de formação crítica, o projeto combina exibições de filmes com oficinas ministradas por nomes de destaque no cenário do cinema nacional.
Criado em 2024 pela cineasta Camila de Moraes, o Circuito Filmes que Voam! se consolidou como uma iniciativa que promove a democratização do acesso, formação de plateia e valorização de narrativas negras e indígenas.
Questões de raça, gênero e sociedade
No dia 18 de setembro, das 14h às 17h30, a pesquisadora, crítica de cinema e professora Edileuza Penha de Souza ministra a oficina Cinema Negro no Feminino. Reconhecida por sua contribuição nos estudos de cinema negro no Brasil, a profissional é referência na valorização do protagonismo das mulheres negras no audiovisual e traz para a atividade reflexões sobre gênero, raça e memória cultural.
Ainda no dia 18 de setembro, às 19h, acontece a exibição do longa-metragem Kasa Branca, dirigido por Luciano Vidigal. O cineasta e roteirista é um dos fundadores do coletivo Nós do Morro, no Vidigal, no Rio de Janeiro, e tem trajetória marcada por obras que retratam a realidade das favelas e das populações marginalizadas, oferecendo novas perspectivas de representação social.
Já no dia 25 de setembro, o cineasta, escritor e professor Joel Zito Araújo conduz a oficina de Documentário (14h às 17h30). Conhecido por filmes premiados que abordam racismo estrutural, identidade e as representações da população negra na mídia, ele compartilha com o público suas experiências e caminhos para pensar o documentário como instrumento de transformação social.
Às 19h do mesmo dia, o público assiste aos quatro episódios da série Nós Somos Pares, produção da Borboletas Filmes dirigida por Camila de Moraes. Uma comédia dramática em quatro episódios, que reflete sobre amizade, amor e o poder das relações humanas em meio às turbulências da vida.
Tem como protagonistas seis atrizes negras baianas: Namíbia Santos, Iolanda Soares, Dandara de Silva, Iracema Martins, Eva Andrade e Luiza Tavares. Uma equipe inteiramente formada por mulheres negras.
SERVIÇO:
Circuito Filmes que Voam!
Oficinas e exibições gratuitas
Data:18 e 25 de setembro
Horário: A partir das 14h
Espaço Cultural Alagados
Atividade gratuita e aberta ao público
PROGRAMAÇÃO:
18 de setembro (quinta-feira):
14h às 17h30 – Oficina Cinema Negro no Feminino, com Edileuza Penha de Souza;
19h – Exibição do longa-metragem Kasa Branca, de Luciano Vidigal.
25 de setembro (quinta-feira):
14h às 17h30 – Oficina de Documentário, com Joel Zito Araújo;
19h – Exibição dos quatro episódios da série Nós Somos Pares, produção da Borboletas Filmes dirigida por Camila de Moraes.
LEIA TAMBÉM:
Salvador recebe evento 'Rota do Vinho' com palestras e degustação; saiba como se inscrever
Exposição gratuita celebra cinquentenário do Bloco Alvorada em Salvador
Planetário da Ufba inicia programação gratuita; ação permite público observar eclipse lunar e equinócio de primavera
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻