Mãe de empresário morto na Bahia lamenta absolvição de Iuri Sheik: 'Seis anos de espera para nada'
21/05/2025
(Foto: Reprodução) Influenciador digital respondia pelo assassinato do empresário William de Oliveira, em 2019. Júri popular aconteceu na terça-feira (20) e jurados votaram a favor da absolvição de Iuri. Acusação afirmou que vai recorrer da decisão. Julgamento de Iuri Sheik, acusado de matar o empresário William de Oliveira
Reprodução/TV Bahia
Nélia de oliveira, mãe de William de Oliveira, empresário morto em 2019 na Bahia, lamentou a decisão do júri popular em absolver o réu no processo, o influenciador digital Iuri Sheik. O caso aconteceu em uma festa estilo paredão em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, e o júri popular só ocorreu cerca de seis anos depois, na terça-feira (20).
"Eu fiquei decepcionada com o resultado, chega a ser até revoltante. É difícil, porque foram seis anos de espera para nada", desabafou.
O júri popular teve mais de 10 horas de duração. Em depoimento, Iuri reforçou que agiu em legítima defesa. O influenciador admitiu que atirou contra William, mas disse que a arma não era dele, e sim da vítima. [Relembre o crime ao final da reportagem]
Após o crime, Iuri chegou a ser preso, mas foi liberado e passou a aguardar o julgamento em liberdade.
Iuri Sheik é absolvido de acusação por morte de empresário na Bahia
O júri popular de terça-feira foi composto por sete pessoas da sociedade civil, cuja maioria acolheu o argumento da defesa. O resultado surpreendeu a família de William, que acreditava que Sheik seria condenado. "Seis anos de agonia, expectativa, para chegar o momento e se assistir tudo de camarote a favor daquele infeliz", afirmou a mãe da vítima.
Para o advogado da família de William, Vivaldo Amaral, os jurados eram pouco experientes e poderiam ser seguidores de Iuri Sheik. Ele afirmou que irá recorrer contra a decisão.
"Guardem as câmeras porque em alguns meses estaremos aqui e dessa vez vai ser diferente, porque os jurados serão diferentes, provavelmente mais experientes. Acredito que os jurados não tinham experiência para trabalhar em um júri dessa envergadura".
Relembre o caso
Iuri Sheik, empresário e digital influencer
Reprodução/TV Bahia
Em junho de 2019, Iuri Sheik curtia os festejos de São João na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. O empresário William de Oliveira, que era ex-sócio da banda Black Style, também estava na cidade e os dois se encontraram em uma festa estilo paredão.
A informação inicial apontada pela defesa de Iuri foi de que o crime foi motivado por uma briga de trânsito. Porém, ao longo das investigações, foi constatado que o homicídio ocorreu após William negar um aperto de mão de Iuri.
William Oliveira foi baleado peplo influencer Iuri Sheik, ficou internado por dois dias, mas não resistiu e morreu na Bahia
Reprodução/Instagram
Após a negativa do empresário, o influenciador teria pegado uma arma de fogo e disparado duas vezes contra a vítima. Na ocasião, a polícia informou que ficou ciente de que Sheik saiu em alta velocidade após os disparos contra o empresário.
William foi levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, passou por cirurgia, mas morreu dois dias após o crime. Na época, o empresário deixou uma esposa e três filhas: uma de 13 anos, outra de 11 e a mais nova com apenas 40 dias de vida.
Um mandado de prisão preventiva foi expedido contra Iuri Sheik e ele se apresentou à polícia três dias depois do crime.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻