Governo da Bahia antecipa pagamento de 4ª parcela de precatório e do abono extraordinário para educadores
02/10/2025
(Foto: Reprodução) Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Douglas Amaral
O governo da Bahia antecipou para esta quinta-feira (2) o pagamento da quarta parcela do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e do Abono Extraordinário. O pagamento do valor estava previsto para 10 de outubro.
O repasse total é de R$ 1,7 bilhão e, segundo o governo, beneficia 87 mil profissionais, incluindo professores e coordenadores pedagógicos ativos e inativos, efetivos e contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
Conforme informado pelo governo, os recursos do precatório foram creditados diretamente na conta dos beneficiados e o abono foi pago em folha extraordinária.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Governo autoriza pagamento de precatório a professores
Entenda o pagamento de precatórios para professores e o projeto de lei que concede abono extraordinário para a categoria
O pagamento da quarta parcela do precatória já havia sido anunciado pelo governo desde 12 de setembro. Em 23 de setembro, o projeto de lei que previa um abono salarial extraordinário para professores da rede estadual de educação foi sancionado.
Lista de pedidos de gratificação
Também nesta quinta-feira, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) a lista provisória de professores e coordenadores contemplados com a Gratificação de Estímulo ao Aperfeiçoamento Profissional e à Melhoria do Ensino (GEAPME).
Ao todo, foram analisados 3.443 processos protocolados entre 1º de abril de 2024 e 31 de março de 2025, com base na legislação estadual que regula o benefício.
De acordo com a pasta, a metodologia aplicada seguiu normas técnicas e legais, incluindo:
identificação dos dados funcionais;
checagem de certificados;
situação cadastral dos servidores;
validação de cursos cadastrados no MEC.
As informações podem ser conferidas no site do Diário Oficial do Estado.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻